Marina Silva, candidata à presidência do Brasil, é professora e ambientalista. Sua trajetória política começou quando na faculdade ela entrou para um agrupamento político “semiclandestino”, o Partido Revolucionário Comunista (PRC), que mais tarde seria incorporado ao PT.
Foi companheira de luta de Chico Mendes e com ele fundou a CUT do Acre em 1985, da qual foi vice-coordenadora até 1986. No mesmo ano, juntou-se ao Partido dos Trabalhadores e candidatou-se à deputada federal, porém não foi eleita.
Atuando na política como vereadora causou muita polêmica devido ao fato de combater os privilégios dos vereadores e devolver benefícios financeiros. Isso fez com que ela passasse a ter muitos adversários políticos, porém agradou muitos eleitores de visão esquerdista.
Em 1994, foi eleita senadora pelo Estado do Acre. Foi Secretária Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Partido dos Trabalhadores de 1995 a 1997. Suas políticas ambientalistas fizeram com que ela se tornasse uma das principais vozes da Amazônia, entre os projetos que ela desenvolveu, se destaca o de regulamentação do acesso aos recursos da biodiversidade.
Em 1996, recebeu o Prêmio Goldmann de Meio Ambiente pela América Latina e Caribe, nos Estados Unidos. Em 2007, a ministra Marina Silva repassou a gestão das unidades de conservação da natureza federais para o Instituto Chico Mendes.
Em 2003, com a eleição de Lula para a Presidência, foi nomeada ministra do Meio Ambiente. Desde então, enfrentou conflitos com outros ministros, por causa dos seus interesses econômicos que divergiam em relação aos objetivos de preservação ambiental.
Em 2007, Marina recebeu o maior prêmio das Nações Unidas na área ambiental - o Champinhons of the Earth (Campeões da Terra). E em 13 de maio de 2008, cinco dias após o lançamento do “Plano Amazônia Sustentável” (PAS), Marina Silva pediu demissão ao Presidente da República em razão da falta de apoio à política ambiental.
--------------------------------------------------------
Podemos relacionar a história de vida da candidata, com os grandes projetos ambientais que ela está popularizando em sua campanha. Ela também fala muito em reajuste para aposentados. No decorrer do nosso trabalho vamos nos aprofundar mais em metas eleitorais, esclarecendo o que ela está “prometendo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário