terça-feira, 15 de junho de 2010

José Serra


José Serra é um político filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). No ano de 2010, ele concorrerá ao cargo de presidente da República do Brasil e é um dos favoritos à candidatura.
O seu primeiro passo para entrar no mundo político foi quando, em 1962, ele entrou para o movimento estudantil como um dos organizadores de uma greve que abrangia todo o território nacional. Esse papel exercido por ele fez com que ele chamasse a atenção da Juventude Universitária Católica (JUC).
A sua primeira experiência de gestão foi o de presidente da União Estadual dos Estudantes, assim Serra e sua equipe criaram a UEE Volante e o Centro Popular de Cultura, que promovia iniciativas de teatro, música e artes plásticas.
Nesse mesmo clima de busca por iniciativas culturais, Serra (agora presidente da UNE – União Nacional dos Estudantes) percorreu o Brasil defendendo sua plataforma através de um discurso nacionalista e a favor de reformas.
Após tantas manifestações, Serra acabou sendo perseguido pelo governo militar; e três meses depois do golpe de Estado que derrubou João Goulart em 1964, ele seguiu para o exílio.
Em 1978, José Serra retornou ao Brasil. Aqui ajudou a fundar o PMDB, a partir do antigo MDB, sendo relator do primeiro programa do partido. No governo Franco Montoro (1983-1987), foi Secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo.
Sua carreira politícia seguiu-se quando elegeu como deputado federal em 1986 e reelegeu-se em 1990. Em 1994, José Serra foi eleito senador pelo Estado de São Paulo. Logo após isso, ele ocupou o Ministério do Planejamento e Orçamento do Governo de Fernando Henrique Cardoso até meados de 1996. No início de 1998, ele assumiu o Ministério da Saúde e desenvolveu uma campanha de combate à AIDS que é reconhecida e adotada por diversos países. Também implantou os genéricos e regulamentou a lei de patentes, fazendo aprovar uma resolução da Organização Mundial do Comércio que permite aos países quebrarem patentes em caso de interesse da saúde pública.
Em 2004, José Serra assumiu a prefeitura de São Paulo, com um desempenho que correspondeu a sua imagem de administrador eficiente e aumentou sua popularidade. Assim, mesmo tendo feito a promessa de cumprir integralmente o mandato como prefeito, deixou o cargo para concorrer ao governo do Estado. Conseguiu conquistar o eleitorado da capital e do interior, elegendo-se governador de São Paulo, no primeiro turno, em outubro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário